Releases

Congresso SAE BRASIL 2018 e 2019 . quinta-feira, 17 de outubro de 2019
Líderes do setor automotivo apresentam no Congresso SAE BRASIL propostas para redução de emissão de carbono e caminhos para a mobilidade sustentável

Painéis do Congresso, realizado simultaneamente à Fenatran, têm sustentabilidade como tema central

 Qual o caminho para alcançar a mobilidade ideal e o transporte sustentável? Esta foi uma das principais questões debatidas durante o Painel Presidentes do 28º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, que ocorre simultaneamente à Fenatran, no São Paulo Expo.


Para o presidente do Congresso SAE BRASIL 2019 e CEO da Scania Latin América, Christopher Podgorski, o mercado converge para a automação, conectividade e eletrificação num futuro próximo. No entanto, o setor não pode depender de regulamentações definidas para agir. “Temos dois caminhos a perseguir: esperamos tudo maturar ou começamos agora buscar as respostas e soluções de forma proativa. Num futuro, conseguiremos espaços descarbonizados? Uma missão difícil, mas é possível de ser alcançada”, afirmou. “Quando falamos em sistema de transporte sustentável, é necessário atender o âmbito econômico, financeiro, social e ambiental. E se não tiver um aglomerado de parceiros, não é possível atender os quatro pilares com ações isoladas. Não podemos esperar até 2030. Temos a possibilidade de fazer a nossa contribuição agora, gerar novos empregos e novos negócios”, salienta.

A gerente geral da UBER Brasil, Claudia Woods reforçou a ideia de parceria e apresentou os novos projetos que a companhia disponibilizará em breve no país, como o serviço de frete. “A UBER tem total interesse em trocar conhecimento com empresas centenárias da indústria automotiva, pois nosso negócio está planejado para ir além do transporte de passageiros. O nosso desafio é continuar replicando o know how dessa modalidade para outros negócios, como o UBER Eats, sistema delivery de comida que já está disponível no Brasil e UBER Freight, que conecta caminhoneiros a empresas que precisam transportar seus bens de uma cidade para outra. Mesmo sendo uma plataforma tecnológica, estamos impactando a sociedade. São vidas e pessoas que estão atrás do aplicativo, tanto parceiras como usuários”, aponta a executiva.

Para o presidente da ABB Brasil, Rafael Paniagua, a crescente concentração de pessoas em centros urbanos demanda cada vez mais a descarbonização dos transportes para melhorar a mobilidade e a qualidade de vida, que só será possível com uma matriz energética neutra de CO2. “Temos desafios, mas o Brasil possui uma grande matriz energética limpa e disponível, como eólica, solar e hídrica. Outros países falam de mobilidade sustentável, mas sua matriz está contaminada com CO2. Temos que atuar em parceria, trabalhando juntos em prol da sustentabilidade”, ressalta.

O presidente da DHL Brasil, Maurício Barros afirmou que o momento exige processos cada vez mais eficientes, que atendam os anseios do consumidor, ofereçam segurança no ambiente virtual e às cargas, com menor impacto ambiental. “A entrega com drones já é real, mas hoje repensamos como quebrar os paradigmas para penetração em ambientes urbanos, como São Paulo. Quando falamos de logística, o usuário acompanha o rastreamento. É uma verdadeira experiência, com participação desde o clique até a entrega final”, diz. A companhia, segundo ele, assume o papel de deixar um ambiente melhor para as novas gerações. Por isso, o investimento em frotas limpas está crescendo cada vez mais, bem como os parcel stations, pontos de retirada de encomendas. “Temos bicicletas e veículos elétricos fazendo entregas e rodando pelo Brasil. Podemos dizer que foi uma alternativa resiliente durante a greve dos caminhoneiros, pois mesmo com a falta de combustíveis, nossos prazos foram cumpridos”, salientou.

O presidente do grupo CAOA e presidente da SAE BRASIL, Mauro Correia, destacou que a influência digital interfere no momento de compra de um veículo. Por isso, é necessário ofertar valor agregado e antecipar o que os consumidores buscam. “Os carros estão se transformando rapidamente como os celulares. A atualização dos modelos é veloz. Procurar as dificuldades dos clientes e antecipar as soluções é o que o faz fiel à marca. Estamos num momento disruptivo também com essa nova geração de consumidor”, ressaltou.

Painéis Temáticos
Para ter mais informações sobre cada painel temático realizado no Congresso SAE BRASIL 2019, clique para acessar a cobertura jornalística no site da SAE BRASIL.

Painel Transformação Digital
Transformação digital na mobilidade traz soluções do campo à cidade

Transformação digital não é só tecnologia: envolve mudança cultural das pessoas

Painel Educação de Engenharia
Futuro da educação de engenharia se faz com transversalidade de currículo, colaboração e atenção ao socioemocional

Painel Caminhões e Ônibus
Novas alternativas energéticas oferecem caminhos mais sustentáveis e menos poluentes

Painel Ferroviário
Investimento na infraestrutura ferroviária é caminho para mobilidade sustentável

Sessões Técnicas
Sessões técnicas apresentam soluções para a Engenharia da Mobilidade