Releases

FAT . sábado, 15 de março de 2008
Etecs e Fatecs mantém tradição e são reconhecidas pelos alunos

O Estado de São Paulo possui 138 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e 39 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) administradas pelo Centro Paula Souza. As Etecs atendem mais de 100 mil estudantes nos níveis de ensino Médio e Técnico em 82 habilitações para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs são mais de 22 mil alunos distribuídos em 41 cursos Superiores de Graduação. Mas a demanda é ainda maior. Prova disso são os mais de 252 mil candidatos inscritos nos vestibulares das instituições em 2008. Os vestibulares são organizados pela Fundação de Apoio à Tecnologia - FAT.

A Etec de Santo André, criada em 1935 com o nome de Júlio César Ferreira de Mesquita, jornalista que dirigiu o jornal O Estado de S. Paulo, passou por diversas denominações até ser incorporada ao Centro Paula Souza. Dentre seus cursos está o de Química, que neste ano teve uma demanda de mais de nove candidatos por vaga e contemplou a primeira colocada do Vestibulinho do 1º semestre de 2008 das Escolas Técnicas Estaduais. A estudante Patrícia Cecília da Silva diz que não esperava tal colocação, já que não estudou para isso, mas confessa que se preparou durante os anos em que esteve na sala de aula. Patrícia também fala da importância de se manter atualizada, ler muito e trabalhar a interpretação de texto, pois o Vestibulinho é constituído por muitas questões interpretativas. Ela sempre estudou em escola pública e dá um conselho: “Quem quiser entrar na Etec tem que estudar durante todo o ano, não adianta pegar só para estudar antes da prova”. Patrícia não quer parar por aí. Quando terminar Química pretende entrar em Engenharia Química em alguma faculdade pública.

Já a Fatec São Paulo, criada em 10 de abril de 1973, colocou no mercado de trabalho mais de 17 mil tecnólogos e profissionais de nível superior, cuja formação abrange uma extensa gama de conhecimentos científicos, humanísticos e tecnológicos, graças à composição de currículos que respondem ao desenvolvimento tecnológico e econômico, adequando-se às demandas sociais por bens e serviços. O aluno Natanael Baldim Guerra, 18 anos, vai fazer o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Fatec - São Paulo, que teve uma média de dezesseis candidatos por vaga. Natanel está no pico da lista dos estudantes matriculados na Fatec de todo o vestibular de 2008. Ele comenta que não tinha idéia que sua classificação seria tão boa e ficou muito feliz por entrar numa faculdade tão importante e concorrida, e tem certeza que outros alunos também se esforçaram muito para entrar.

Para Natanael, a Fatec abrirá portas no mercado de trabalho e fornecerá base para sair da faculdade realizando todos os trabalhos nas áreas de análise e desenvolvimento de sistemas. “A Fatec é conhecida por todos como faculdade que capacita profissionais qualificados que são facilmente absorvidos no mercado de trabalho e quando os alunos se formam sabem fazer seu trabalho muito bem feito”, reforça Baldim.

www.fundatec.org.br