Releases

Abitrigo . terça-feira, 24 de outubro de 2023
Em edição festiva, Congresso do Trigo celebra avanços da cadeia e aponta projeções para o futuro do cereal no Brasil

Evento conta com quatro painéis, que abordam diferentes aspectos do dia a dia das empresas, além de tendências e desafios do mercado

A principal reunião da cadeia produtiva do trigo em 2023 será festiva. Em sua 30ª edição, o Congresso Internacional da Indústria do Trigo, promovido pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), reúne novamente diferentes players do grão em três dias de palestras e debates. 

“Além da celebração dessa data, 2023 também é marcado pelo bom momento do trigo no Brasil, fato que é comemorado pelo setor moageiro nacional. Esse é o tom da nossa programação, que debate os desafios e as oportunidades de toda a cadeia mundial, frente às mudanças do mercado do trigo, que acompanhamos nos últimos anos”, destaca o Presidente-Executivo da Abitrigo, Rubens Barbosa.

Como nas edições anteriores, o Congresso tem como foco principal contribuir para o fortalecimento e o crescimento de toda a cadeia da triticultura brasileira e de outros países, trazendo para o debate os desafios enfrentados pelo setor nos últimos anos, as novas demandas dos consumidores e as oportunidades futuras.

A palestra inaugural, ministrada no dia de abertura do Congresso, é coordenada pelo Presidente-Executivo da Abitrigo, Rubens Barbosa. Ele e o palestrante convidado, o jornalista William Waack, discutem projeções políticas e econômicas sobre o Brasil e o mundo e como o trigo se insere nesse cenário.

“Os últimos 12 meses foram de muitas mudanças na política e na economia brasileira, por isso é fundamental iniciarmos os trabalhos do 30º Congresso Internacional da Indústria do Trigo abordando esses temas. Dessa forma, poderemos discutir com mais assertividade as questões envolvendo o cereal, que se correlacionam com o contexto político-econômico que estamos inseridos”, explica Barbosa.

Mercado do trigo

Já o primeiro painel da programação do evento, que ocorre no segundo dia de atividades, aborda a situação atual do mercado de trigo, fornecendo as bases para todas as análises e debates do Congresso. Participarão do painel a Presidente da Olam Brasil, Cátia Jorge, o Senior Trading Manager da Bunge, Eduardo Bulgarelli, o Analista de Mercado da Safras & Mercado, Élcio Bento, e o Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da Abitrigo, Irineu Pedrollo.

Os jovens na indústria

O evento, ainda, contará com um painel abordando a nova geração que chega para cuidar dos negócios do trigo. Esse será o segundo painel do Congresso, que conta com a participação do comentarista do Jornal da Cultura e colunista da Folha de S.Paulo, Luiz Felipe Pondé, o Coordenador Financeiro e de Suprimentos da S.A. Moageira e Agrícola, André Vosnika, o Gerente Industrial da Orquídea Alimentos / Tondo S.A., Felipe Tondo, e a Gestora de Pessoas do Grupo Dallas, Izabel Zorzo.

O grupo discutirá como a chegada dessa nova geração tem influenciado o mundo corporativo da cadeia do trigo, trazendo seus próprios exemplos de sucessão familiar, desenvolvimento de novos projetos nas empresas, modelos mais recentes de gestão, para ilustrar as contribuições que essa nova onda de profissionais traz para os negócios.

A questão do ESG

No último dia, é realizado o painel “ESG no dia a dia das empresas”, com participação do Gerente Corporativo de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin, Júlio Nogueira, e da Diretora do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Valéria Café. A mediação ficará por conta do consultor de empresas, Martinho Silveira.

A proposta dessa discussão é abordar a importância do comprometimento em nível corporativo com questões sociais, ambientais e de governança e levar essa conversa para dentro das empresas envolvidas com o trigo, independentemente da posição que elas ocupem na cadeia produtiva.

Uso empresarial da inteligência artificial

O acelerado desenvolvimento de tecnologias desencadeou um movimento de adaptação para as empresas de forma geral, exigindo que elas passem a adotar essas inovações para continuarem competitivas no mercado. A inteligência artificial é uma dessas tendências para a atualidade.

Por isso, o último painel da edição comemorativa de 30 anos do Congresso Internacional da Indústria do Trigo traz o debate sobre a “Inteligência artificial no seu negócio”. Os palestrantes são o Cofundador da Plataforma AAA Inovação, Arthur Igreja, e o Fundador e CEO da Bnex, Fernando Gibotti.