Releases

Allflex . quinta-feira, 14 de março de 2019
Allflex lança no Brasil plataforma que representa a nova geração em monitoramento em vacas

SenseHub™ ajuda o produtor a melhorar a eficiência no dia a dia da propriedade, o bem-estar dos animais e a lucratividade por meio da coleta individual de dados, que mostram o status de cada um, com monitoramento em tempo real

 A Allflex, empresa líder mundial em identificação e monitoramento de animais, lançou no Brasil o SenseHub™, plataforma para coleta de dados e monitoramento da ruminação individual dos animais, que mostra em tempo real os pontos de atenção de cada um. O sistema fornece informações sobre status reprodutivo, saúde, estresse térmico, nutrição e bem-estar, as quais permitem tornar a atividade mais lucrativa.


Com o SenseHub™, as soluções de monitoramento da Allflex dão suporte aos sensores eSense em formato de brinco e ao colar cSense, que dão informações sobre os diferentes tipos de lotes do rebanho, abrangendo vacas e novilhas.

“Com essa tecnologia o produtor tem em mãos informações sobre cada um dos animais do seu rebanho, permitindo tomar decisões mais assertivas em relação a eles. A capacidade avançada do SenseHub™ demonstra o esforço contínuo em ajudar os pecuaristas a otimizar a produtividade e o bem-estar dos animais para que tenham uma operação mais sustentável e lucrativa”, afirma o gerente de monitoramento da Allflex para a América Latina, Luciano Lobo.

Eventos de lançamento
O lançamento do SenseHub™ no Brasil foi marcado pela realização de eventos para pecuaristas e técnicos em Castro (PR) e Bom Despacho (MG) com uma palestra proferida pelo médico-veterinário, pesquisador e extensionista da Universidade da Flórida, nos EUA, Ricardo Chebel, que em suas linhas de pesquisa alia experimentos com monitoramento no manejo de vacas em período de transição e seus impactos em parâmetros imunológicos, metabólicos e de saúde.

Para o pesquisador, o chamado período de transição ou periparto, que compreende o pré parto e o pós parto, é muito crítico e pode determinar o futuro da lactação. “A vaca precisa ser preparada para essa fase para de forma que passe de não produtora para produtora da maneira menos estressante possível. Um período de transição ruim, com estresse, seja nutricional, ambiental ou metabólico, compromete toda a lactação tanto em produção de leite quanto em aspectos relacionados à saúde e reprodução”, explica Chebel. Vem daí a importância de coletar e analisar dados principalmente no período de transição.

“A preocupação no período de transição deve ser sempre oferecer conforto, diminuição do estresse calórico, fornecimento de água e comida. Por isso é muito importante monitorar cada um dos animais. Sem dados não há decisão bem feita”, ressalta o pesquisador.

Monitoramento da reprodução, saúde e nutrição
Na área reprodutiva, o novo sistema da Allflex auxilia o produtor a otimizar as taxas de concepção e reduzir inconsistências no monitoramento do comportamento dos animais em estro graças à precisão na detecção de cio. “Combinando dados de atividade, ruminação, alimentação e outros componentes-chave de um animal em cio, em tempo real, o monitoramento fornece informações práticas e assertivas aos produtores”, explica Luciano Lobo.

Na plataforma também é possível monitorar em tempo real a saúde dos animais, permitindo agir de forma preventiva, realizar diagnóstico precoce do problema, o que contribui para uma recuperação mais rápida dos animais, sem afetar sua produção de leite ou período de transição.

Com o SenseHub™ também é possível melhorar a estratégia de nutrição dos ani­mais, compreendendo rapidamente como as vacas reagem às mudanças na quantidade de alimento fornecido, mesmo com ajustes sutis, como mudanças na porção, novos lotes, novos fornecedores, uma toxina ou problemas alimentares. “A plataforma ajuda a entender os efeitos sobre o bem-estar das vacas, como o clima extremamente quente, falta de água, camas úmidas, excesso de população, mudanças no agru­pamento, equipamentos ou funcionários da fazenda”, ressalta Lobo.

Outra novidade para o mercado brasileiro é o Young Stock, destinado a animais recém-nascidos até seis meses. Único no mercado, ele monitora o gado jovem de forma preventiva, permitindo que se detecte o início de problemas de saúde, o que evita impactos na curva de crescimento ou queda de desempenho, auxiliando na redução da mortalidade. A solução está disponível na plataforma SenseHub™ (monitoramento), no sistema Heatime® Pro + (monitoramento/gestão) e Data Flow+.