Atividade voltada para estudantes e profissionais do setor será entre 15 e 17 de julho, em Jaboticabal (SP).
Com o objetivo de difundir novas tecnologias e técnicas de criação, além de troca de conhecimentos, a Trouw Nutrition Brasil, com seu Programa de Nutrição para Aquicultura Fri-Aqua estará presente entre os dias 15 a 17 de julho no 8º Curso de Sanidade em Piscicultura, que será promovido no Centro de Convenções da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Jaboticabal (SP). O curso tem carga horária de 32 horas e traz como tema “Problemas ambientais e sanitários desafiando a piscicultura brasileira. Como superá-los?”.
O curso é direcionado a piscicultores, técnicos, extensionistas, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, com coordenação da técnica em piscicultura da Trouw Nutrition Brasil Daniela Nomura Varandas, que também é zootecnista e mestre em aquicultura, e de Fabiana Pilarski bióloga e pesquisadora do Centro de Aquicultura da Unesp, na área de Sanidade de Organismos Aquáticos. “O curso é realizado anualmente e conta desde o primeiro ano de realização com a parceria da Trouw Nutrition Brasil. Sempre apoiamos a iniciativa e é sempre muito positivo. É a oportunidade de troca de conhecimento e experiências.”, afirma Daniela Nomura.
A programação contará com os temas “Água e Desenvolvimento Sustentável: Presente e Futuro” (Prof. Dr. José Galizia Tundisi - Instituto Internacional de Ecologia); “Desenvolvimento da cadeia produtiva da tilápia no Brasil” (Francisco Chagas Medeiros - Peixe BR - Associação Brasileira da Piscicultura); “Princípios de produção de peixes em sistemas de recirculação (RAS): A visão dinamarquesa” (Ph.D Jesper Heldbo – AquaCircle/Dinamarca); “Dietas de saúde para peixes” (Alberto Jorge Pinto Nunes – Labomar/Universidade Federal do Ceará); “Princípios Básicos do Controle de Qualidade na Industrialização do Pescado” (Viviane Angeli Yokoyama Turini – MCassab Foods); “Diversificando espécies para produzir com eficiência e rentabilidade” (Dra. Luciane Sperandio Floriano - Instituto Federal Goiano); “Biotecnologias genéticas e inovações para aplicação na piscicultura” (Prof. Dr. Diogo Teruo Hashimoto - CAUNESP); “Probióticos e prebióticos: contribuindo com a redução de enfermidades na aquicultura” (José Luiz Pedreira Mourinõ - Universidade Federal de Santa Catarina); “Prevenção e tratamento de enfermidades de peixes no Brasil: Situação atual e perspectivas” (Rodrigo Zanolo – MSD Saúde Animal); “Medidas de Biosseguridade na aquicultura” (Frederico Tomiita - Suiaves); “A problemática do mexilhão dourado na piscicultura brasileira” (Guilherme Rocha Vianna - Belgo Bekaert Arames); “Sanidade de tilápias do Nilo em tanques-rede” (Dra. Fabiana Garcia Scaloppi - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA); “Técnicas para o diagnóstico das principais enfermidades de peixes” (Dr. Ricardo M. Takemoto - Universidade Estadual de Maringá).
Além das palestras, os participantes terão a oportunidade de fazer aulas práticas como o uso correto de equipamentos para diagnóstico de enfermidades na piscicultura, anatomia e fisiologia de peixes, hemograma de peixes, diagnóstico das principais parasitoses e bacterioses de peixes e curtimento de couro.
Para Fabiana Pilarski é a oportunidade ideal para adquirir e trocar conhecimento e experiências com outros participantes e com os palestrantes, além da descoberta de novas tecnologias e do que países líderes na produção de peixes estão utilizando mais moderno.
Os participantes terão aulas práticas com duração de um período, onde aprenderão a importância de saber utilizar e manusear corretamente um microscópio e realizarão uma aula sobre anatomia e fisiologia de peixes. “Por meio das aulas práticas demonstrativas de produtos e equipamentos e também nas palestras oferecidas, o foco principal do curso é fazer com que todos entendam a importância de prevenir doenças, evitando perdas e grandes prejuízos”, enfatiza.
“Com isso, eles aprendem a identificar os principais sinais clínicos de enfermidades parasitárias e bacterianas nos peixes, bem como visualizam esses patógenos no microscópio, tirando fotos e guardando em arquivos para levarem a suas pisciculturas”, completa Fabiana.
A proposta é enfatizar aos participantes sobre a importância de se atualizar e modernizar a produção brasileira, a exemplo do que acontece em países como Chile e Noruega, que trabalham exclusivamente com a prevenção de enfermidades, utilizando medidas de biosseguridade, reduzindo o uso de antibióticos e produtos químicos e para produzir um peixe sustentável que realmente contribua com a saúde do consumidor.
Sobre a Trouw Nutrition
Uma das líderes globais em nutrição animal e rações para peixe. Suas avançadas soluções de produtos estão na origem da alimentação de milhões de consumidores do mundo inteiro. Qualidade, inovação e sustentabilidade são princípios norteadores, incorporados à cultura da companhia desde a pesquisa e aquisição de matérias-primas até produtos e serviços para produtores e criadores. A experiência de 100 anos confere uma rica herança de conhecimento e experiência na construção de seu futuro.
Com foco em ciência e tecnologia, a Trouw Nutrition possui 10 centros de pesquisa, localizados em países como Holanda, Noruega, Espanha, Canadá, China, entre outros. Presente em 30 países, com vendas em 80 países, a Nutreco emprega cerca de 10.000 pessoas. Está listada na Bolsa de Valores NYSE Euronext em Amsterdam e reportou uma receita anual de € 5.2 bilhões in 2013.
No Brasil, iniciou suas atividades ao adquirir duas empresas holandesas com operações no país: a Selko, em 2002 e a Sloten, em 2005. Em 2009, adquiriu 51% das ações da Fri-Ribe, uma das principais produtoras de ração completa do Brasil, criando uma joint venture. Após dois anos de forte desenvolvimento e cooperação, em março de 2012 assumiu o controle total da empresa. Em abril de 2012, consolidando sua posição de destaque no mercado brasileiro de nutrição animal, adquiriu a brasileira Bellman Nutrição Animal, especializada em suplementos minerais de alta tecnologia para ruminantes. Em dezembro de 2014, a Empresa adquiriu mais duas empresas no Brasil, em linha com sua estratégia de expandir seus negócios no país - a Fatec Indústria de Nutrição e Saúde Animal Ltda (produtora e fornecedora brasileira de premixes e produtos de saúde animal para aves de corte e postura, suínos e gado de leite) e a BRNova Sistemas Nutricionais S.A. (fornecedora brasileira de premixes e nutrição animal principalmente para aves e suínos).
A Trouw Nutrition Brasil produz alimentos para várias espécies de animais como camarões, peixes, bovinos de corte e de leite, equinos, aves, suínos, ovinos e cães, entre outros. Atualmente, a companhia conta com 10 fábricas estrategicamente localizadas em seis estados: São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Ceará e Piauí.
Mais informações: www.trouwnutrition.com.br